photo © 2007 sagudino | more info (via: Wylio)
Por que Filo-Midiando?
Sabe-se que depois de muito tempo de ostracismo, a Filosofia voltou a ganhar seu espaço, retornando obrigatoriamente a sala de aula. Em função de ter ficado longamente afastada das escolas, o retorno se faz – como já era de se esperar – com várias dificuldades. Uma das grandes dificuldades com que contamos é a escassez de material didático adequado para o ensino básico, pois como por algumas décadas esse material não era necessário, as editoras e até mesmo os autores deixaram de produzir esse tipo de material.
Quando comecei a trabalhar em sala de aula (2006) me senti “num beco sem saída”, pois os textos que dispunhamos para levar ao aluno eram indecifráveis para eles, eram livros que apresentavam uma introdução à filosofia dirigida para o público dos cursos superiores. De modo que, não havia outra alternativa senão correr atrás, ler muito material que se encontra disponível na internet, tentar traduzir aqueles textos “indecifráveis” para uma linguagem mais comum, a fim de que se tornassem minimamente acessíveis ao nosso aluno de ensino médio.
Nessa difícil empreitada de pesquisar textos, ou simplificá-los, notei que apesar de todo recurso que a internet oferece, a pesquisa não era tão simples assim. Foi bastante trabalhoso, especialmente nos primeiros dois anos, pois há muito material para ensino superior, há muita produção científica, mas material de boa qualidade e capaz de atender a nossa necessidade não é tão simples de se encontrar, é preciso garimpar muito.
Por isso o FILO-MIDIANDO. É uma espécie de casamento da filosofia com os recursos de mídia disponíveis.
Esse blog surgiu como uma tarefa de uma aluna do curso de mídias, mas permanecerá como tarefa de uma professora de filosofia do ensino básico, que tem o objetivo de facilitar o aprendizado de seu aluno, e também de dividir o que conseguirmos produzir com outros que ainda estejam garimpando subsídio a fim de desenvolver um trabalho melhor.
Me solidarizo contigo na questão da busca por materiais didáticos adequados, na minha disciplina isso também acontece, mas já está melhorando com o reconhecimento da importância da língua espanhola nas escolas de ensino médio pelo MEC as editoras começaram a investir mais nos materiais didáticos em espanhol. Quanto a continuidade do teu blog acho extremamente válido, pois como em outras disciplinas, manter um canal de comunicação com outros colegas afim de "trocar figurinhas" é sempre válido. Parabéns pela inciativa.
ResponderExcluirAbraços.